Corinthians mantém freguesia sobre o Vasco, vence a final e é tetracampeão da Copa do Brasil
Yuri Alberto e Memphis Depay marcaram os gols do título no Maracanã
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Corinthians manteve a freguesia que tem sobre o Vasco da melhor forma possível. No Maracanã lotado, o Timão derrotou o Cruzmaltino por 2 a 1 na noite deste domingo (21) e conquistou o tetracampeonato da Copa do Brasil.
Yuri Alberto e Memphis Depay marcaram os gols do Corinthians na final, enquanto Nuno Moreira descontou para o Vasco.
Leia mais
O resultado faz reviver no torcedor corintiano um dos seus momentos mais gloriosos. Afinal, foi neste mesmo Maracanã em 2000 que o Timão derrotou o Vasco nos pênaltis e se sagrou campeão do primeiro Mundial de Clubes da Fifa.
Nos anos seguintes, o Corinthians ainda ganhou um Brasileiro palmo a palmo sobre o Vasco, em 2011, e as quartas de final da Libertadores de 2012, no histórico lance de Diego Souza contra Cássio.
Por isso, o título deste domingo é ainda mais especial. E sacramenta a retomada de um clube que vive momentos muito conturbados fora de campo.
Mas a equipe comandada por Dorival Jr. mostrou valentia em campo, principalmente nos jogos fora de casa. O Corinthians ganhou todos os duelos que fez longe da Neo Química Arena na competição.
O título também vai ajudar a diminuir um pouco caótico momento financeiro do Corinthians, já que vai render ao clube um prêmio de R$ 77 milhões, além da vaga na fase de grupos da próxima Libertadores.
Já o Vasco vai ter que se contentar com R$ 33 milhões e uma vaguinha na Sul-Americana.

Primeiro tempo
Depois de ter sido dominado no primeiro jogo da decisão, Dorival Jr. escalou o Corinthians com uma mudança: Maycon no lugar de Rodrigo Garro. Já o Vasco foi a campo com o mesmo time de quarta-feira.
Como já era esperado, o jogo começou nervoso, com os times se estudando. O Vasco tinha o controle da posse de bola, mas o primeiro chute a gol foi do Corinthians, com Yuri Alberto aos 14 minutos.
E foi o atacante corintiano quem começou a dar emoção para a final. Aos 18min, ele recebeu uma virada de bola incrível de Matheuzinho, dominou sozinho na área e tocou na saída de Léo Jardim para abrir o placar para o Corinthians.
Yuri ainda teve outra grande chance para ampliar. Depois de um bicão de José Martinez, o atacante entrou de novo sozinho na área, mas desta vez isolou a bola.
O Vasco tentou reagir, principalmente acionando Andres Gomez pela esquerda. E foi numa jogada dessas que o Cruzmaltino chegou ao empate. Aos 41 minutos, Nuno Moreira aproveitou um cruzamento para, de cabeça, empatar a partida.
Segundo tempo
Apoiado pela torcida, o Vasco começou a segunda etapa bem melhor. E assustou o goleiro Hugo Souza com um tirambaço de Robert Renan aos 8 minutos.
O jogo ficou ainda mais tenso, com confusões entre os jogadores das duas equipes. Quando a bola voltou a rolar, brilhou o talento de Breno Bidon.
Aos 18 minutos, o volante fez uma grande jogada e iniciou o contra-ataque corintiano, que terminou na assistência de Yuri Alberto para o gol de Memphis Depay.

Logo após o gol, Diniz colocou em campo o artilheiro Vegetti. Já o Corinthians trocou Raniele por Carillo.
A dinâmica ficou clara. Pressão do Vasco, com muita bola alçada na área. E o Corinthians se fechando bem, arriscando um contra-ataque vez ou outra. E picotando o jogo o máximo possível.
Mas lance de perigo mesmo só nos acréscimos, em cobrança de falta ensaiada de Rayan que Hugo Souza fez grande defesa.
VASCO 1 X 2 CORINTHIANS - FINAL DA COPA DO BRASIL
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 21/12/2025
VASCO
Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta, Robert Renan, Puma; Barros (Vegetti), Thiago Mendes, Philippe Coutinho (Tchê Tchê); Andres Gomez, Nuno Moreira (GB) e Rayan. Técnico: Fernando Diniz
CORINTHIANS
Hugo Souza; Matheuzinho; André Ramalho, Gustavo Henrique, Matheus Bidu (João Pedro Tchoca); Raniele (André Carrillo), Maycon (André), Martínez e Breno Bidon (Rodrigo Garro); Yuri Alberto (Angileri) e Memphis Depay. Técnico: Dorival Jr.
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio-GO
Quarto Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva-MG
Auxiliares: Bruno Boschilla-PR e Victor Hugo Imazu dos Santos-PR
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira-MG
Cartões amarelos: Cuesta, Thiago Mendes e Vegetti (VAS); Yuri Alberto, André Carillo, Matheuzinho e João Pedro Tchoca (COR)
Gols: Yuri Alberto (COR), aos 18min, e Nuno Moreira (VAS), aos 41min do 1º tempo
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













